É um questionamento muito frequente na rotina de uma Terapeuta Sexual. Embora a maioria das pessoas acreditem que a hora ideal é no período da noite, um pouco antes de dormir, eu me atrevo a dizer que não. A verdade é que não existe hora certa e sim o momento em que ambos estão disponíveis e querendo.
Uma relação sexual exige esforço físico e mental, então porque não testar na hora que acordam ou ao longo do dia? O sexo matinal ajuda na ativação do cérebro, na saúde vascular e pode ser considerado um exercício físico por deixar a pessoa mais disposta e pela liberação dos hormônios da felicidade (oxitocina e dopamina), que são benéficos por aliviar o estresse e diminuir o nível da ansiedade.
Então ao invés de se preocuparem com o horário, se permitam a variar, as vezes uma rapidinha vale mais do que um sexo elaborado. As práticas sexuais também podem desmistificar essa ideia, de hora certa ou horário ideal. Costumo dizer que o beijo é o termômetro da relação, tudo começa pelo beijo na boca, por ser um estimulo erótico, que gera conexão e desperta prazer.
E aí, quando foi a última vez que você beijou a sua parceria? Falo aquele beijo apaixonante de tirar o folego e que aumenta a temperatura dos corpos. Estudos comprovam que através do beijo liberamos os hormônios neurotransmissores (dopamina e serotonina), que são responsáveis pelo bem-estar e que geram sensações de relaxamento.
Precisamos desmistificar que sexo oral, não é preliminar! É uma prática sexual, que você pode chegar ao orgasmo sem necessariamente ter penetração. E que acontece a partir do contato da boca, lábios e língua com o pênis ou vagina. Então mantenha a língua solta e molhada e com ajuda das mãos massagem o órgão sexual da sua parceria.
Vale lembrar que preliminar é tudo que antecede o ato sexual. Começa desde um beijo apaixonante ao iniciar o dia, as trocas de mensagens ao longo do dia, até se encontrarem intimamente. Ou seja, preliminares são todas as caricias e jogos de sedução que acontecem antes de uma relação sexual e que nem sempre terminará em penetração.
Não se preocupe com performasse, invistam mais nos jogos de seduções, vivenciem o momento e desfrutarão de mais prazer!
Psicóloga Clínica, Terapeuta Cognitiva Sexual e Terapeuta Cognitiva de Casais e Família. A minha missão é auxiliar pessoas com Demandas de Relacionamentos e Dificuldades Sexuais. Buscando promover Saúde e Bem-estar Emocional, para que o meu cliente/paciente, seja ele da Terapia de Casal ou da Terapia Individual, tenham mais qualidade de vida. Atendimento on-line e presencial em Maceió-Alagoas.